Ontem terminei a leitura do livro 1808 que conta a passagem da família real portuguesa pelo Brasil. Bom livro, bem escrito pelo jornalista Laurentino Gomes que narra com bastante qualidade toda a mudança acontecida no país neste período. Creio ser um livro de leitura obrigatória no ensino fundamental. E só.
Digo que é só, porque o livro me parece um grande apanhado bibliográfico das mais diversas informações dispersas sobre o assunto. As vezes tive a impressão de já ter lido aquela parte do livro em algum outro lugar, quase uma citação. Somado a isso, o estilo literário do escritor é por vezes formal demais, ou pior, "engraçadinho", bem ao estilo do manual de escrita da revista veja (minúsculas propositalmente), as vezes tratando o leitor como um ignorante contumaz, incapaz de tirar conclusões óbvias.
Apesar disso, quem tem pouco conhecimento sobre o período, o livro ajuda a entender muitas das características que o Brasil assume até hoje. Por outro lado, quem conhece aquela história, pouco se surpreenderá.