domingo, 22 de novembro de 2009

Cineclubistas


Tive a oportunidade de participar de reuniões com cineclubistas. Como aquecimento ao Santa Maria Vídeo e Cinema, participantes de todo o país discutem a construção e efetivação de cineclubes para todo o Brasil. Para tentar entender, cineclubes são espaços democráticos onde se promove exibição de filmes que não atingem os cinemas comerciais. Promovem debates e discussões sobre filmes nacionais ou não, bem como a produção audiovisual no Brasil.

Considerando que vários realizadores audiovisuais são ou foram cineclubistas, incluindo aqui o Cassol, principal responsável pela existência do SMVC, é notória a importância desse grupo.

Feita a cautelar, cabe aqui algumas considerações absolutamente pessoais.

Me senti nas discussões do movimento estudantil do final da década de 80. Personalismos, sectarismos, incompreensões e ciúmes, são constantes na discussão. Pelo fato de reunir pessoas que são cineclubistas há milhares de anos, bem como alguns que acham-se donos do movimento, as vezes o debate parece interminável e incloncudente.

Surpreendentemente, quando se tem a impressão que foi uma péssima ideia reunir esse bando, parece que são tomados por uma espécie de fervor religioso onde se encontram na fé cineclubista. Decisões são tomadas, encaminhamentos dados, próximos encontros marcados, abraços distribuídos e soluções encontradas.

Vida longa ao movimento cineclubista. Seguirei acompanhado sua vida. Mas bem de longe.

Nenhum comentário: